Dias 07 e 14
Abril de 2018

Histórico

20 de abril de 1968 - Dia do primeiro Festival do Chopp. Seu idealizador, Vítor Ruschel, dono da Cervejaria Ruschel (que mais tarde se chamou Polka, Serramalte e Antarctica), trouxe a idéia de Munique, na Alemanha, para onde havia viajado e conheceu a famosa Oktoberfest.

O primeiro festival se chamou Festival Polka e, praticamente, era uma festa comunitária, com a participação das famílias felizenses. Em 1968, inclusive, o evento foi realizado no primeiro piso da atual sede (Socef), quando esta ainda estava em construção. Porém, a cada ano que passava, a festividade atraía mais pessoas, que costumavam vir de cidades maiores, como Porto Alegre. Assim, não demorou muito e o Festival passou a ser um evento de renome estadual e nacional.

Nos anos seguintes, com o crescimento da festa, a infraestrutura foi sendo ampliada. Hoje, aos sábados, o evento é realizado num espaço total de 10.000 m2, bem diferente da primeira festa que ocorreu num salão de 200 m2. Atualmente, cinco espaços acomodam o público que se diverte com bandinhas típicas e muito chopp. Além disso, o local também dispõe de um restaurante típico e praça de alimentação.

A partir de 1971, o evento passou a chamar-se Festival da Cerveja e em 1982, de Festival do Chopp, agregando em 1996 a palavra “nacional”, numa referência ao público que vinha de vários estados do Brasil.

Mas qual é o segredo dos vários anos de sucesso? O grande diferencial do Festival do Chopp de Feliz é a quantidade de bebida que os “tomadores de chopp” conseguem ingerir. Ao contrário das demais festas do gênero, no Festival os “bebedores” compram o ingresso na entrada e bebem de graça a noite inteira. Não existe o inconveniente de filas e compra de tickets.

A outra grande atração do evento é a programação, que foi ficando mais eclética com o passar do tempo. Bandas típicas, DJs e bandas de rock garantem a animação do público que frequenta o evento.

Datas

1968 Primeiro Festival Polka
1971 Passa a chamar-se Festival da Cerveja
1971 Slogan: “Polka-Bier ist... Wunderbier”
1982 Passa a chamar-se Festival do Chopp
1996 Passa a chamar-se Festival Nacional do Chopp

  • Rua Pedro Noll, 90 - Centro - Feliz/RS