Dias 07 e 14
Abril de 2018

Localização

Feliz é uma próspera cidade de cerca de 12 mil habitantes, situada entre morros de natureza exuberante e colonizada a partir de 1846, principalmente por imigrantes alemães, que deixaram um legado de grande valor cultural para os habitantes. Esse legado está presente nos costumes locais: a língua Hunsrück; as construções em estilo enxaimel; as danças e bandas típicas germânicas; a culinária e suas cucas, chucrute e Einsbein; e a tradição cervejeira, uma vez que a cidade abrigou uma das primeiras cervejarias do Brasil, a cervejaria Ruschel, fundada em 1953.

Quanto à origem do nome Feliz, não existe certeza absoluta sobre isso. Histórias contam que imigrantes navegavam pelas águas do Rio Caí e, ao se abrigarem de uma enchente ou da fúria de índios selvagens, subindo as margens do rio, teriam dito “Oh, Feliz!” ou “Aqui seremos felizes!”

Os principais pontos turísticos da cidade são: o Parque Municipal, a Ponte de Ferro, trazida da Bélgica em 1900 e declarada, recentemente, parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, o Rio Caí, o Museu e construções antigas e históricas feitas em estilo enxaimel.

Feliz
Confira o mapa
  • Rua Pedro Noll, 90 - Centro - Feliz/RS